A tensão no Mar Mediterrâneo está mais quente que muito reality show, e adivinha quem tá no centro dessa bagunça? Sim, a diva Rússia, que decidiu dar um show de poder militar com mísseis hipersônicos enquanto o resto do mundo assiste, de longe, tentando entender o que está rolando.
Rússia Testa Mísseis Hipersônicos, Porque “Não Dá Pra Perder o Costume”
Na terça-feira (3), o Ministério da Defesa russo anunciou que a Rússia decidiu fazer um testezinho básico de disparo de mísseis no Mar Mediterrâneo. E quando eu falo “testezinho”, eu quero dizer um espetáculo de mísseis de alta precisão, com direito a Zirkon (o famosíssimo míssil hipersônico) e Kalibr (porque os russos não são de fazer as coisas pela metade). O lançamento foi feito a partir das fragatas Amiral Gorchkov e Amiral Golovko e, claro, de um submarino, porque nada diz “aqui tem poder” como lançar mísseis de um submarino no fundo do mar.
A missão? Testar os métodos de ação conjunta da Marinha e da Força Aérea russas, porque a Rússia adora um bom treino. E, para completar o show, mais de 1.000 militares, dez navios e 24 aeronaves participaram do espetáculo. E a cereja do bolo: todos os alvos designados foram atingidos com precisão mortal. Mas, claro, os russos nem fazem questão de esconder, é só mais uma terça-feira qualquer para eles.
Enquanto Isso, a Ucrânia Vai de “Agora Somos Nós” nos Mísseis
Mas o plot twist não para por aí. A Ucrânia, que anda recebendo toda a ajuda ocidental que pode (mas, quem nunca?), também tem suas surpresas. O presidente Volodymyr Zelensky, em uma postagem no Telegram (a verdadeira fonte das revelações bombásticas), anunciou que a Ucrânia agora tem novos brinquedinhos militares para mostrar. Isso mesmo, a Ucrânia fez teste com mísseis produzidos nacionalmente. Sim, você leu certo: o país que estava até ontem dependendo de tudo e todos agora já está se virando com seus próprios mísseis. E, segundo Zelensky, a produção vai ser acelerada. Aí, a dúvida: será que eles estão se preparando para ser o próximo “reinado do terror” no Mar Negro? Ou será que a coisa vai esquentar ainda mais?
O presidente ucraniano até agradeceu aos seus desenvolvedores de mísseis, o que pode ser um modo de dizer: “olha, estamos crescendo e não precisamos mais tanto assim da ajuda de fora”. Só que, claro, sem dar muitos detalhes porque a guerra de informação também está a mil.
O que Está Pegando com Esses Mísseis Todos?
Enquanto a Rússia testa seus brinquedos hipersônicos e a Ucrânia acelera a produção de seus mísseis, o mundo fica se perguntando o que vem por aí. Não é exatamente uma guerra de “quem tem o maior míssil”, mas parece que está se tornando isso. E as potências ocidentais? Ah, essas estão lá, assistindo e tentando entender até onde isso vai, já que, para o Ocidente, os mísseis de longo alcance ucranianos também não são nada tranquilos.
E ai, ficou de cara? 💥